Neste domino, dia 9, fui conhecer o Pico do Jaraguá de ônibus. Peguei a linha 8696/41-Praça Ramos/Jaraguá lá na Praça Ramos. A ida e a volta duraram cerca de 1 hora. Esse ônibus passa por dois pontos na rua das portarias do parque, a primeira é pra quem vem de carro, a segunda pra quem quer subir cerca de 50 minutos de trilha até a antena instalada no cume do pico.

Lagoa no Pico do JaraguáNa entrada do parque há seguranças que dão informações, banheiros e outras instalações. Alguns metros adentro e me deparo com um lago rodeado pela vegetação da Serra da Cantareira. Logo acima, há um playgroud para crianças, próximo a uma pequena cascata. Subindo mais uns metros encontrei a trilha bem sinalizada indicando 45 minutos de subida. Devo ter levado cerca de uma hora parando para tirar fotos de macacos no caminho, de árvores e das primeiras vistas da cidade.

O caminho de trilha é bem aberto, rodeada por mata fechada, o clima é úmido e pude ouvir gotas dentre as árvores. Há bastante sinalização, e apenas o final do caminho é acidentado. Ele desemboca na estrada de asfalto, por onde, seguindo mais alguns metros chaguei a antena, no cume do pico.

Lá em cima também tinha lanchonete e ainda uma feirinha de artesanato. Olhando para cima vi uma correição de gente subindo a gigante escada até a antena, o ápice do parque. Dali, onde eu estava, já havia uma boa vista, mas nada comparada a da antena. Lá, nada a frente senão o horizonte e a cidade pequena lá embaixo. Curioso, nesses momentos ver um helicóptero passando muito abaixo de onde eu estava.

vista do pico do jaraguá

A volta também levou cerca de uma hora. Dentre os pontos que o ônibus percorre há o Sesc Pompéia, o shopping West Plaza, e o Cingapura. O pico é o ponto mais alto da cidade com 1.135 metros e compensou visitá-lo não só pela vista mas também pela trilha em meio a mata.

A visita ao pico é a primeira incursão de um novo quadro desse blog, o de roteiros turísticos, caso você tenha sugestões de outros roteiros, por favor, comente.

Por enquanto coloquei só umas fotos da viagem aqui, ainda não tive tempo de reduzi-las para que coubessem na cota do Flickr. Até o fim de semana, mais fotos do parque.

About these ads