Desde o dia 26 de maio, há uma linha de ônibus nova ligando a região do Rio Pequeno à Brigadeiro Faria Lima. Trata-se do 775V/21 Shopping Iguatemi/Rio Pequeno, não confundam com o 775V/10, o Metrô Santa Cruz. O ônibus parte da praça Nilton Vieira de Almeida no Jardim Sarah e passa por trechos das vias principais R. Jorge Ward, Av. do Rio Pequeno, Av. Politécnica, Av. Corifeu de Azevedo Marques, Av. Vital Brasil, Largo de Pinheiros, R. Teodoro Sampaio e Av Brigadeiro Faria Lima até o ponto do Shopping Iguatemi. O percurso, segundo o site da SPTrans, leva cerca de uma hora, peguei a linha outro dia por volta de 8h e levei 45 minutos da Av. do Rio Pequeno nº200 até o Shopping, portanto ficando dentro do previsto. Detalhe importante: o ônibus não passa aos fins de semana.

Consultando a SPTrans, fui informado do seguinte motivo para a criação da linha “toda linha nova visa à atender uma demanda de passageiros de uma região a outra”. Ainda estou a busca de uma melhor especificação de qual região estava com uma ‘demanda’ não atendida. Uma hipótese, do motorista dessa linha, é de que ela terá como objetivo futuro ligar o Rio Pequeno à nova estação de metrô na Brigadeiro, mas isso precisa ser confirmado. Quando eu tiver mais informações, ponto aqui.

É bom lembrar que a linha xará dessa nova, a 775V/10 faz praticamente o mesmo percurso, depois seguindo para Santa Cruz. Outro detalhe: essa nova linha faz parte do percurso da extinta Vila Guacuri Rio Pequeno, linha muito extensa que além de ligar o Rio Pequeno à Faria Lima, seguia longe para Interlagos. Inclusive essa era a única opção, para quem não queria fazer integração saindo do Rio Pequeno ou da Corifeu indo para as Bandas de Interlagos. Essa demanda continua a não ser atendida.

About these ads